Esta é a primeira entrevista que o Poetas No Divã faz e começamos com o "pé direito",
nossa primeira entrevista é com a jovem escritora Ana Paula Duarte,muito talentosa por sinal
e aqui ela nos fala um pouco de sua vida e outras coisinhas mais.
Divirtam-se!!!
1.Conte-nos um pouco da sua história,desde quando começou a escrever?
Comecei a escrever, tinha aproximadamente 6 anos, quando ganhei um diário.Meus primeiros escritos confidenciavam as sensações que eu tive ao ganhar uma irmã,eram coisas bem emocionantes, guardo aqui até hoje.E depois disso, não parei mais.
2.Alguns escritores, além de grandes artistas, são vistos como “seres superiores” por alguns leitores.Você tem ídolos escritores? Quais?
Meu único ídolo é Jesus Cristo, que foi perfeito em tudo.Mas escritores que me causam arrepios são Clarice Lispector, que é minha musa mor e eu busco escrever como ela, gosto de Arnaldo Jabor e suas ironias impagáveis, Mayacóvski e Machado de Assis(o melhor do mundo).
3.Você tem um gênero favorito? Qual?
Não, gêneros eu deixo para os professores de literatura e teóricos de Teoria(Sou professora, mais na veia literária não me apego a gêneros, escrevo como quero naquele momento, sou maluca, é fato!).Uns gostam,outros acham amadorismo...E eu acho que não tou nem aí pra isso.Escritores odeiam rótulos.
4.No Brasil, sabemos que a leitura não é um hábito da população em geral. Quantos livros, em média, você lê por mês?
Olha, já li muito, lia um por mês, porque sou meio prolixa em leituras, vasculho tudo que posso, mas tipo, tem uns três anos que eu tenho lido apenas livros acadêmicos, do meu curso, mas andei lendo esse ano já um livro de poesias, o qual ainda não terminei...rsrs.Sou demorosa.Mas a leitura se faz importante quando se escreve, seu vocabulário se expande.Mas eu particulamente não me inspiro em livros, a não ser no da Vida, pois minha escrita fala muito de mim, é deveras pessoal.
5.Qual o primeiro livro que você leu?
O pequeno príncipe.Cativou tanto que me apaixonei.
6.Com o avanço tecnologico,é muito fácil encontrar livros clássicos para fazer downloads,isso ajudaria aos novos escritores ou atrapalharia na vendas de seus livros?Seria uma forma segura de divulgação?
Eu acho que torna a leitura mais popular.Sejamos claros, é difícil viver de Literatura no Brasil.Tornaria o escritor famoso, mas não lhe traria dinheiro, aí entraríamos na dialética entre ser famoso ou rico.
7.Uma frase que te define.
Uma de minha própria autoria:"Eu sou um neologismo! Ainda indefinido, ainda sem um adjetivo, sequer tenho um significado... Em suma, sou apenas alguém que quer viver de respirar poesia!" É uma frase bem hiperbólica,como eu!
Desde já agradecemos por nos dar essa oportunidade;
Deus te abençoe sempre.
Para conhecer melhor o trabalho de Ana Paula,acessem ou enviem um e-mail:
http://anaconfabulando.blogspot.com/
http://stillobrasil.blogspot.com/
ana_paulafsa@hotmail.com

Muito bem garota..... Sucesso... BJus..
ResponderExcluirWedeson_Costa
Adorei a entrevista! Parabéns Ana! Sucessos hiperbólicos para você!!! \o/
ResponderExcluirVc tem mto talento, Ana. Muito sucesso p vc! ^^
ResponderExcluirO blog está de PARABÉNS, começaram de maneira extraordinaria, pois essa jovem é o retrato de que o país contém pessoas de nível, que vivem de leitura e senso crítico. A entrevista mostra o quanto Ana está ligada ao mundo literario e o qnt está inserida de modo espetacular de ver o mundo. Nosso orgulho.
ResponderExcluirDayane Carneiro.
Gostei, tá aí bacana! Começar a escrever aos "6 anos", e como forma de descrever a sensação de se ganhar uma irmã, só demonstra que vc tem um dom da escrita, da poesia! Parabéns! =)
ResponderExcluirMinha amigaaaa! heheheh eu tb ainda tenho um de meus primeiros diários, dos 11 anos pra cá guardo quase todos os registros... Escrever é incrível, só entende a dor dessa parição quem faz. Por mais simples e banal que seja a escrita, ela é sua, seu filho...hehehhee
ResponderExcluirBoa sorte com teus escritos Ana!
Galerinha!
ResponderExcluirMuito obrigada pelos elogios!
Adorei cada um deles, podem continuar....shushushushs'
O que me deixa feliz é ser prestigiada com a leitura dos amigos!
Bjos a todos!
aa amiga..
ResponderExcluirme orgulho muito de vc..
Deus abençoe vc.!
Maravilha, essa entrevista diz muito de Ana...principalmente do seu "Eu-lirico" que a acompanha nas criações!
ResponderExcluirParabens MOw
PERFEITA ENTREVISTA !
ResponderExcluirANA VC SE SUPERA A CADA DIA . ANTES QUE FOSTES GERADA JÁ TINHA ESSENCIA DE LETRAS NO SER.
LINDA !
AMO SEUS TEXTOS *--*
Você a cada dia que passa surpreende pela mulher que é...Incopiável!
ResponderExcluirLinda, tu vai longee!
Ass:Soel
Ah...agora precisam conhecer o trabalho dela...muito bom Ana, meus parabens
ResponderExcluirbjin
Thai
UIAAA rpz!!! vc fala dificil assim é?!??!?! ueheuheuheu Tirando a brincadeira!!! vc sabe que tem toda minha admiração!!!! SUCESSO PRA TI!!!!!!
ResponderExcluirAchei as respostas seguras, apesar e achar que o entrevistador poderia ter desenvolvido melhor.No mais, parabéns pelo blog e vale a pena incentivar poetas novos.
ResponderExcluiressa mulher é um gênio
ResponderExcluirAna,
ResponderExcluirA cada palavra postada você vem se revelando uma pessoa especial, inteligente e muito talentosa. Essa entrevista só veio ratificar o seu talento e o seu domínio sobre as palavras!
Parabéns!
Oi Ana, amei a entrevista, você foi maravilhosa.
ResponderExcluirConcordo com tudo que vc falou. Gosto de Clarece e amo Machado de Assis, pra mim ele é o melhor.
Agora me diga de onde partiu essa veia poetica?
Vc me surpreendeu,mas também foi minha aluna rsrs. Brincando.
Saiba que te amo muito e estou muito feliz por ver que vc deixou de ser a menina levada e passou a ser uma personalidade da Literatura. Que bom, continue assim e quando tiver coisas novas manda pra mim. Te amo! Tua sempre pró Neusa Bjs!!!
Parabéns Aninha!! Gostei muito da entrevista. Todo o sucesso do mundo pra você. bjoss! ass.: Vitor Bardo
ResponderExcluir