Pages

25 de mar. de 2010

Entrevista com Edson Moura

Olá amados leitores, estamos novamente aqui com uma nova entrevista que tive a colaboração de minha amiga Lorena Neves,dessa vez cedida pelo escritor paulista Edson Moura,esta é a primeira parte, logo mais postaremos a segunda, e um poema para vocês se deliciarem com as letras.



Olá Edson, tudo bem? Me conta um pouco sobre você, sua história de vida, se espelhou em alguém
para criar seu estilo de escrita?

Bom eu não me espelhei em ninguém para criar meu estilo de escrita.
A minha infância e adolescência foram muito conturbadas por rejeições.
Eu perdi a alegria da infância e parte da alegria da adolescência, com oito anos de idade eu descobri que eu deveria ter sido abortado.
Meu pai abortou três gestações da minha mãe com violência física motivada pelo alcoolismo.
Quase morri antes de a nascer, mas graças ao plano que Deus tem na minha vida ainda estou vivo.
No entanto não foi só por parte de um pai que sofre com rejeição, eu cresci distante de meus tios e primos, na escola tive muitos problemas com alunos e professores.
Resumindo os meus poemas falam muito de tristeza, depressão, angustia solidão, morte, vontade de morrer, cemitério, e principalmente problemas familiares, escolares e romances trágico.
Porém todos esses tópicos ainda não eram ingredientes suficientes para que os poemas começassem a nascer dentro de mim, ainda faltava algo mais forte e profundo.
Ao final dos meus 17 anos, eu tive um amigo na escola e através dele e da família dele eu passei a conhecer mais sobre o Cristianismo coisa ao qual eu sempre rejeitava.
Depois da minha conversão comecei a sentir uma grande vontade de escrever textos que fossem pudessem transmitir aquilo que eu sentia e que outras pessoas através das minhas palavras talvez compreendessem o que eu sou e o que eu fui e tudo que me fez chegar até aqui e todos os motivos que me fizeram continuar sentindo vontade de viver e em meio tantas decepções ainda sim ter fé e esperança em um futuro feliz, fé e esperança que hoje são firmadas nos ensinamentos de Deus através da historia maravilhosa de Jesus Cristo.

Como você ver a importância da leitura e especificamente dos seus poemas na sociedade
que mensagem você quer passar?

A leitura é muito importante, ela é algo imortal e nunca será substituído pela tecnologia da televisão, ler é algo mágico que te leva e imaginar toda a sena ocorrida no decorrer da leitura, você consegue visualizar todos os personagens e compreender tudo que se passava na mente do escritor, ler é maravilhoso, é cultura.
O maior sofrimento de quem não teve condições financeiras de estudar não é o fato de não saber fazer cálculos matemáticos ou ter conhecimentos geográficos ou históricos da humanidade, o maior sofrimento dessas pessoas é o de não saber ler e escrever, é como ser mudo e surdo e isso deveria mudar nos nossos pais.


Eu soube que você ler seus poemas na igreja, e achei muito bom, porém é raro
por que atualmente em sua maioria apenas tem música e dança.
Como foi a recepção das pessoas,o que elas acharam quando ouviram?

A arte é maravilhosa e surpreendente não importa a sua vertente ela sempre visa expressar temas dos mais diversos assuntos como ateísmo, bruxaria, vampirismo, libertinagem etc. No meu caso eu gosto de falar sobre Cristianismo e minhas experiências pessoais com tristezas e solidão, mas sempre com o desfecho que é a única e verdadeira alegria aquela que só pode vir de Deus.


Quais os trabalhos que você participa fora e dentro da sua igreja?

Eu já fui convidado a recitar os meus poemas em:
Velório, cemitérios, escolas, faculdades, praças publicas, casas noturnas.
festas góticas, igrejas, shows de metal.


Eu li alguns de seus poemas e achei muito bons, mas o "Mórbido Amor Á Espera de Um Carro Fúnebre" me cativou, é  muito lindo, de onde veio a inspiração pra criar essa bela obra?

Meus poemas nunca nascem somente do fruto da minha imaginação, eles vem da um fato real que aconteceu comigo ou com alguém próximo de mim.
Mórbido Amor A Espera de Um Carro Fúnebre foi um dos poemas que mais repercutiu, pois apesar de ser curto é intenso e profundo, ele foi baseado na historia de uma menina que conheci e que por respeito à família dela não posso divulgar o nome.
Essa garota apesar de ter o seu pai a sua mãe e a sua irmã sempre presentes não conseguia deixar de sentir solidão.
Sua vida era um lixo, ela tinha de tudo financeiramente além do amor de sua família, no entanto começou a perder os (valores morais) aos quais seus pais ensinaram ao entrar no mundo das drogas e orgias.
Uma vez ela me contou o quanto desejava morrer e as experiências que imaginava que teria na sua vida pos morte, e foi dai que veio o nome Mórbido Amor A Espera de Um Carro Fúnebre.
Eu fiz o que pude por ela, mas o final da sua vida foi muito trágico, após sair de uma clinica de recuperação, mas uma vez ela se envolveu com drogas e isso resultou em um estupro, pois estava consumindo com pessoas que ela não conhecia, após ser estuprada ela decidiu encerrar com a sua própria vida e o fez com um tiro na sua própria cabeça.


"O que existe é uma completa perda de valores morais" (Mórbido Amor A Espera de Um Carro Fúnebre), Para você o que são valores morais e como enxerga isso na sociedade atual e nas sociedades passadas? Estamos perdendo nossos valores morais? A que se dá essa perda?
E como individualmente podemos colaborar para melhorar essa situação,se é que ainda vê formas de reverter o quadro?

Hoje em dia vemos que nossa sociedade despreza e rejeita valores morais como amar e respeitar o seu próprio corpo, amar e respeitar os pais, amar e respeitar o próximo, e Principalmente amar e respeitar os ensinamentos de Deus.
Nos dias de hoje é normal para as meninas e para os rapazes ter uma vida sexual fora do casamento e respeitar isso parece caretice, mas vejamos se há 50 anos atrás quando isso era respeitado se tínhamos tantos índices de doenças sexuais, gravidez indesejada, crianças de rua, famílias desestruturadas pensem nisso.
Só há uma maneira eficaz de mudar esse quadro, precisamos investir na educação social e espiritual (vida com Deus) de nossas crianças, para que a próxima gerarão não seja contaminada com musicas pornográficas aonde desvalorizam o valor das mulheres.
Devemos poupar as nossas crianças de filmes e desenhos animados que visam incentivar apenas a violência e destruição.
E é bom que possamos viver o que diz a palavra de Deus:
(Ensinai o caminho de Deus ao menino e quando ele crescer já mais se esquecerá).

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário